Convida Destaque site

A Casa da Cultura da América Latina (CAL) é uma das Casas Universitárias de Cultura do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília. É um importante espaço de estudo, pesquisa, difusão e preservação do patrimônio cultural e artístico da Universidade de Brasília e vem promovendo as culturas ibero, latina e africana, em diversas vertentes e linguagens.

Buscando dar visibilidade à CAL/UnB e ao seu acervo, em especial sua coleção inicial, estreitar os laços com as Embaixadas dos países da América Latina e promover eventos e discussões sobre latinidades por meio de fruição de suas artes e culturas, a CAL promoverá, entre os dias 26 de abril e 15 de maio de 2023, o evento ConVIDA LATINA, em parceria com a INT - Secretaria de Assuntos Internacionais.

A abertura do evento ocorrerá dia 26 de abril, na Casa da Cultura da América Latina, no Setor Comercial Sul às 9:30. O evento contará com a participação das Embaixadas de Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, México, Panamá e Paraguai, contribuindo com obras de arte, culinária e indumentárias típicas. A Embaixada de Cuba participará também com apresentações de trabalhos do escultor José Villa Soberón, que está desenvolvendo uma residência artística em Brasília e presenteará a UnB com a escultura "Tributo" a ser montada durante a residência "Cuba, Darcy e sua UnB". Contaremos com a participação de estudantes indígenas da UnB em apresentações culturais e na mesa-redonda que discutirá "América Latina, Democracia e Artivismo", com falas de Fabiana Kokama (IL), Jacques Novion (ELA/ICS) e Leandro Grass (IPHAN). Neste mesmo dia, às 16:00, teremos também a abertura da exposição virtual "Coleção Inicial/CAL-UnB: despertando o olhar para as coleções da UnB", um projeto financiado pela FAPDF, com curadoria das professoras Maria do Carmo Couto, Cristina Dunaeva e Adriana Clen (VIS/IdA). A programação conta ainda com oficinas de dança, papel machê e canto improvisado, além de visita às galerias da CAL para conhecer algumas das obras de nosso acervo e dos acervos das embaixadas.

Confiram nossa programação para o próximo dia 26 e venham conhecer a CAL, a Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, e (usu)fruir um pouco das artes e culturas latino-americanas. Essa celebração das latinidades se estenderá até dia 15 de maio, com oficinas artístico-culturais. Façam suas inscrições pelo SIGAA e retirem seus ingressos gratuitamente pelo Sympla (eventos DDC). Aguardamos vocês na CAL!